Linha do Professor

Linha do Professor

Dias úteis das 10H00 às 18H00

Linha que apoia os profissionais de educação a implementarem a Educação Sexual nas escolas portuguesas. Presta informações sobre sexualidade juvenil, esclarece, orienta e encaminha situações de risco ou de sinalização de alunos e alunas.


A Educação Sexual é uma necessidade e um direito e deve ser desenvolvida numa parceria que permita respeitar o pluralismo das concessões existentes na sociedade portuguesa. A sua implementação nas escolas é obrigatória e está prevista na legislação portuguesa desde 1984, bem como a sua organização funcional que foi aprovada com a Lei nº 60/2009

Apesar do atual quadro político e legal face à implementação da Educação Sexual nas escolas, sabe-se que não é fácil para um professor ou professora iniciar por iniciativa individual um programa nesta área. A insegurança pessoal, o receio de incompreensão por parte dos colegas, da própria escola e das famílias dos alunos, aliados à falta de formação, são os principais obstáculos à implementação de projetos e atividades de Educação Sexual e as razões que estiveram na base da criação da Linha do Professor.

A Linha do Professor constitui-se assim uma ferramenta útil e fundamental aos docentes portugueses no apoio à implementação da Educação Sexual nas suas escolas ou à otimização dos programas existentes. Além disso, este serviço presta esclarecimentos, orienta e encaminha situações com as quais os profissionais de educação podem ser confrontados no contexto escolar por parte dos seus alunos, como sejam a gravidez na adolescência ou a sinalização de casos de violência e abusos sexuais.

A Linha do Professor foi lançada em 2014 e resulta de um protocolo de colaboração entre o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e a APF, com o propósito de impulsionar a inclusão da Educação Sexual na Escola, dando continuidade e reforçando a promoção da saúde sexual e reprodutiva nas suas dimensões física, comportamental e afetiva, junto das crianças, jovens e suas famílias.