Escola de Pais


Foto: Promise Photo

Os cursos de preparação para o parto e parentalidade constituem uma modalidade de intervenção a que todas as grávidas/casais devem ter acesso no decorrer da gravidez. Permitem a expressão e o esclarecimento de medos, dúvidas e angústias decorrentes desta fase, num ambiente de grupo e suporte mútuo.

No âmbito da educação pré natal, na qual se inclui a preparação para o parto e para a parentalidade, todas as questões envolvidas na gravidez, parto, puerpério e parentalidade que podem afetar a grávida e a sua família devem ser tratadas de uma forma proativa. Estes temas devem ser abordados em todas as aulas, à medida das necessidades de cada grávida/casal e devem ser adequados a cada fase da gravidez.

Tem como objetivos desenvolver a confiança e promover competências na grávida/casal/família para a vivência da gravidez, parto e transição para a parentalidade, incentivando o desenvolvimento de capacidades interativas e precoces da relação mãe/pai/filho.

Os temas a abordar incluem informações sobre as transformações físicas e psicológicas da gravidez e da parentalidade, o crescimento e desenvolvimento fetal, a saúde oral, o trabalho de parto, os tipos de parto, analgesia no parto, o papel do acompanhante, massagem ao períneo e a informação acerca das células estaminais. Igualmente, incluem os cuidados no puerpério ao recém-nascido (alimentação, banho, roupa, vacinas), prevenção de acidentes, incluindo a “alta segurança”, o aleitamento materno, as competências parentais e os direitos e deveres parentais são temáticas igualmente importantes e abordadas.

Este curso tem a abordagem teórica das diferentes temáticas e inclui sessões práticas de exercícios para o período da gravidez e pós parto imediato. Posicionamentos a ter durante o trabalho de parto e parto. E ainda técnicas de relaxamento e respiração e outras atividades, com vista à promoção da vinculação entre mãe/pai/bebé, como a comunicação e aprendizagem da massagem infantil e recuperação pós parto.

Disponível na APF-Alentejo.