Revista Saúde Reprodutiva, Sexualidade e Sociedade

Prosseguindo numa linha de melhoria constante, a equipa da Revista Sexualidade & Planeamento Familiar (revista que esteve ativa durante mais de 30 anos) iniciou o processo de torná-la uma publicação de natureza científica, passando a ter conteúdos redigidos por especialistas nas matérias e um corpo extenso de referees. De facto, foi ampliado o respectivo Conselho Científico, de forma a integrar pessoas de formação académica e profissional diversificada mas diretamente ligadas às temáticas da Saúde Sexual e Reprodutiva, quer pela sua atividade diária, quer através de investigações e estudos desenvolvidos e/ou publicados nestas áreas.

Assim, a partir de finais de 2011, passou a editar-se, em versão online, a publicação periódica de carácter científico Revista  Saúde Reprodutiva, Sexualidade e Sociedade.

Através deste órgão de divulgação, a APF continuou a promover o debate sobre questões relevantes na área dos Direitos e da Saúde Sexual e Reprodutiva, bem como a divulgar boas práticas. A publicação visou contribuir para o aumento dos conhecimentos e preparação técnica de profissionais e promover a defesa de temas relacionados com o planeamento familiar, contracepção, educação sexual, HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis, adolescência, famílias e terapia e ainda a problemática da violência e dos abusos sexuais, comunicação pais/filhos, procriação medicamente assistida, prostituição, exploração sexual e tráfico de seres humanos, entre tantos outros.

Em 2015 esta publicação foi suspensa. No entanto, pode aqui consultar ou fazer download dos números publicados:

N.º 2, 2012

Editorial – José Pacheco (2, 2012: 1)
Atual – Duarte Vilar (2, 2012: 2-3)
Um olhar sobre o contexto da Educação Sexual em Portugal– Rogério Manita (2, 2012: 4-23)
Educação sexual interpares em adolescentes – Bruno Rocha, Manuela Pereira (2, 2012: 24-33)
Gravidez e parentalidade na adolescência: perspectivas teóricas – Cristina Canavarro, Anabela Pedrosa (2, 2012: 34-55)
A interrupção voluntária da gravidez de repetição: retratos – Duarte Vilar, Elisabete Souto, Tânia Pinto, Vanda Beja (2, 2012: 56-70)
Recensão (“Sexualidades em Portugal: Comportamentos e riscos”, 2010), por Francisco Allen Gomes (2, 2012: 71-73)

N.º 2, 2012