APF Madeira

 

A APF Madeira, com presença oficial na Região Autónoma da Madeira desde 2005, situa-se no Funchal (em instalações cedidas pela Câmara Municipal do Funchal, que desde 2014 apoia esta Delegação da APF).

Serviços

A APF Madeira mantém uma relação de parceria e colaboração com entidades públicas e privadas com intervenção na área da Saúde, Educação, Social e Comunitária continua a abranger as oito temáticas principais:

  • a prevenção da gravidez não desejada e o uso da contraceção;
  • a intervenção com grupos vulneráveis;
  • a educação sexual dos jovens e outros grupos;
  • a integração da sexualidade nos cuidados de saúde;
  • prevenção do VIH/SIDA, de outras IST e das doenças do foro oncológico;
  • o apoio à preconceção, ao nascimento e à parentalidade.

Grupo de Jovens APF Madeira

 

Dinamização de atividades da APF e organização de eventos.

 

Contactos:

E-mail: grupojovensmadeira@apf.pt

Instagram:jovens.apfmadeira

https://instagram.com/jovens.apfmadeira?igshid=ic83c848ue2d

 

 

Projetos

  • Projeto (Re)Descobre-te

O projeto (Re)Descobre-te, da autoria APF Madeira com suporte financeiro do Programa VINCI para a Cidadania e suporte não financeiro do Investimentos Habitacionais da Madeira, é destinado a crianças e jovens dos 8 aos 18 anos e tem como objetivos principais o aumento da qualidade de vida ao nível da saúde física e mental, formando para a prevenção no âmbito da saúde sexual e reprodutiva e na promoção de relações interpessoais positivas de crianças e jovens. Em simultâneo, pretende-se trabalhar com esta população capacidades de gestão de conflitos e mediação comunitária, motivando-os a uma participação mais ativa na comunidade.

O projeto divide-se em três vertentes de formação ativa que se interligam: sessões de sensibilização, atividades lúdico-expressivas e atividades desportivas. 

Nas sessões de sensibilização e treino de competências pessoais pretende-se trabalhar, adequando a cada grupo etário: a) Expressão de emoções e sentimentos; b)temas como a violência no namoro/doméstica e abuso sexual; c)cultura, sociedade e direitos humanos; d) Saúde sexual e reprodutiva, incidindo na importância da prevenção das Infeções sexualmente transmissíveis e na prevenção da gravidez indesejada; e) Comunicação assertiva em contexto social e escolar; f) potenciação do desenvolvimento pessoal em meio escolar. 

A sessões lúdico-expressivas e desportivas permitirão a articulação dos conhecimentos das sessões de sensibilização, bem como o aprimoramento de aptidões físicas e cognitivas importantes para o desenvolvimento humano.

 

 

  • Projeto 100 RIScOS e Parceria com Projeto FOCUS: Projeto de intervenção em VIH/SIDA e outras IST com rastreios, aconselhamento individual e ou em casal, formação e sensibilização, distribuição de materiais de informação e prevenção assim como referenciação.

 

  • Tráfico de Seres Humanos: É um projeto de intervenção em Tráfico de Seres Humanos (TSH) que tem como objetivos a proteção de Vítimas de Tráfico de Seres Humanos e assistência a presumíveis vítimas de TSH, apoio técnico nos processos de sinalização, identificação e integração de vítimas de TSH e ações de sensibilização.

 

Ações de Sensibilização Tráfico de Seres Humanos

 

 

Formação destinada a profissionais

 

Parceiros

Equipa

Catarina Costa, Coordenadora 

APF Madeira
Rua da Vargem nº 30 R/C
​9000-705 São Martinho, Funchal 

TLF: +351 29 161 18 51

TLM: +351 93 258 18 78

E-mail: apfmadeira@sapo.pt

Facebook: https://www.facebook.com/apf.delegacaomadeira.1