Publicado em

Sara Sampaio e Vítor Norte anunciados Embaixadores pelo combate ao Tráfico de Seres Humanos

Sara Sampaio e Vítor Norte são hoje anunciados Embaixadores pelo Combate ao Tráfico de Seres Humanos, a convite da APF.

O convite a Sara Sampaio e a Vítor Norte surge no seguimento da sua participação do filme Carga, de Bruno Gascon, que irá estrear a 8 de novembro nas salas de cinema portuguesas e que foca precisamente o tema do Tráfico de Seres Humanos. A APF, reconhecendo a importância deste filme, foi parceira do projecto desde o início e é com alegria que anuncia estes novos embaixadores, no dia 18 de Outubro, em que se celebra o Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos.

O TSH constitui uma das formas mais graves de violação dos direitos humanos. É um fenómeno complexo, na maioria dos casos transnacional, de natureza oculta e em permanente mudança. Na sua base estão o crime organizado, as questões de género, as vulnerabilidades e fragilidades das populações exploradas. As estimativas apontam para milhões de vítimas em todo o mundo e são as mulheres e as crianças que apresentam uma maior vulnerabilidade à situação.

Pelo reconhecimento do impacto do TSH sobre as vidas de muitas pessoas, a APF iniciou intervenção nesta área em 2004. Desde então, tem vindo a reforçar as respostas de prevenção e combate. Neste momento, a APF é entidade gestora de 5 equipas multidisciplinares especializadas que prestam assistência a vítimas de TSH em todo o território continental, e também de um Centro de Acolhimento de Proteção que acolhe mulheres vítimas de TSH e seus/suas filhos/as.