“A Liberdade Começa Agora” | Associação para o Planeamento da Família

“A Liberdade Começa Agora”

26 Setembro 2016

26 de Setembro 2016 - Dia Mundial da Contraceção - "Porque é que nos esquecemos de tomar a pílula?"

No dia 26 de Setembro, o Passeio Marítimo de Algés recebeu, ao fim da tarde, mais uma ação da campanha “A liberdade começa agora”, na qual diversas figuras públicas ficaram a conhecer os benefícios da contraceção de longa duração, para além das conclusões de um estudo internacional desenvolvido pela Bayer que demonstrou que o stress do dia-a-dia pode potenciar o esquecimento de determinados hábitos diários, nomeadamente a toma da pílula contracetiva. Veja algumas imagens deste momento

28 de Junho 2016 - Bayer lança campanha de informação sobre contraceção de longa duração

Campanha “A Liberdade Começa Agora”, sem hora, nem data marcada, vai ficar na memória das mulheres portuguesas como uma mensagem a reter e a divulgar nas suas próprias redes sociais.

Esta campanha, da iniciativa da Bayer, tem a chancela da Sociedade Portuguesa da Contraceção e da Associação para o Planeamento da Família e irá decorrer nas redes sociais Instagram, Pinterest e Youtube, onde está o público feminino mais jovem.

A campanha tem como objetivo sensibilizar as mulheres jovens e a população feminina em idade reprodutiva para os benefícios da contraceção de longa duração, que permite a libertação de um regime diário de contraceção, sem horas, nem datas marcadas.

As sociedades médicas envolvidas nesta iniciativa, pretendem sensibilizar para a importância da escolha informada dos métodos de contraceção disponíveis, mas, sobretudo, derrubar mitos associados à contraceção de longa duração.

A contraceção de longa duração é uma escolha adequada para muitas mulheres, de diferentes idades, que não querem engravidar, incluindo mulheres jovens que nunca tiveram filhos.

“A Liberdade Começa Agora”, sem hora, nem data marcada e o hastag #Descomplica são alguns dos claims da campanha que vivem no site www.contracecaolongaduracao.pt (site lançado no âmbito da campanha). No site pode ainda descarregar informação sobre os vários métodos de contraceção e seguir, de uma forma interativa, todos os passos para descobrir uma contraceção segura e eficaz, adequada às necessidades específicas de cada mulher.

Sobre a contraceção de longa duração

A Contraceção de Longa Duração descreve um conjunto de métodos contracetivos reversíveis de elevada eficácia que atuam por um longo período de tempo. Entre os principais, incluem-se o SIU (sistema Intrauterino) hormonal, o DIU (dispositivo intrauterino) de cobre e o Implante.

Dados da Sociedade Portuguesa da Contraceção referem que o elevado número de gestações indesejadas e abortos ocorrem mais em mulheres com idade entre os 15-29 anos. As causas podem estar relacionadas com o uso indevido da toma de contracetivos de curta duração, atitudes de risco, falta de conhecimento e a elevada fecundidade.