Publicado em

Lançamento do livro “Mulheres, Gênero e Violência”

No dia 30 de Novembro realizar-se-á o lançamento do livro “Mulheres, Gênero e Violência”, por Sofia Santos, com presença de algumas das autoras. A apresentação decorrerá pelas 17 horas na sala 120 da FPCEUP.

O livro, coordenado por Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo, é uma produção do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania de Marília (São Paulo) e saiu recentemente como edição da UNESP: Oficina Universitária | Cultura Acadêmica.

Insere-se no debate académico sobre as condições sociais das mulheres e as mulheres na educação, as relações de género, a igualdade e a violência contra as mulheres.

Contando com o contributo de um conjunto amplo de autores e autoras de diversos campos científicos e contextos nacionais, é uma obra que interessa ler.

Não perca a sua apresentação, que conta com a presença de três das autoras, Custódia Rocha, María José Chisvert-Tarazona e Eunice Macedo.

Sofia Almeida Santos é doutorada e mestre em Ciências da Educação pela FPCEUP nas áreas de intervenção comunitária, género, educação sexual e juventude. Enquanto membro colaborador do CIIE desde 2006, tem participado ativamente em projetos de investigação financiados e realizado mobilidades intensivas como visiting researcher em universidades europeias (Universidade de Cambridge e de Leeds, em Inglaterra, e Mykolas Romeris, na Lituânia). Atualmente é bolseira de investigação no projeto de investigação internacional RESL.eu (“Reducing Early School Leaving in the EU”, 2013-2018), financiado pela Comissão Europeia através do 7º Programa-Quadro de I&D. Tem organizado e participado em diversos congressos nacionais e internacionais e publicado capítulos de livros e artigos científicos em revistas científicas de circulação internacional nas suas temáticas de interesse, nomeadamente nas revistas Gender & Education, Educação & Sociedade, Educação, Sociedade & Culturas. É co-autora do livro Sexualidades, Gravidez e Juventude. A par desta atividade, tem desenvolvido projetos de intervenção com a comunidade e trabalhado como voluntária em diversas ONG.