Iniciativa "Ela Decide"

13 Março 2017

She Decides Iniciative

Todas as mulheres devem ter o direito de decidir se querem filhos, quantos e quando. Esta é a questão central de “Ela Decide” ("She Decides"), uma conferência internacional em apoio a ONGs pró-aborto, da iniciativa dos governos da Suécia, Dinamarca, Holanda e Bélgica, que se realizou no dia 2 de março de 2017 em Bruxelas. Ao lado dos países organizadores, muitos governos haviam já anunciado o seu apoio antes de 2 de março – incluindo Portugal, Finlândia, Luxemburgo, França, Canadá, Cabo Verde e Austrália. 

Na conferência debateu-se o financiamento e apoio a Organizações internacionais e a Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONGDs) que trabalham nas áreas dos direitos das mulheres e das jovens adolescentes, do planeamento familiar e da saúde sexual e reprodutiva.

She Decides é simultaneamente o nome de uma Plataforma de apoio para que mulheres e meninas em todo o mundo possam exercer o direito de decidir se querem ter filhos, quando querem tê-los e com quem. She Decides visa aumentar o apoio financeiro, bem como o apoio político, para a saúde sexual e planeamento familiar em todo o mundo, asim como atenuar o impacto da diminuição do financiamento dos EUA ao planeamento familiar.