Publicado em

#euapoioAPF50anos

Está a chegar a hora de entregar a declaração do IRS e a maioria dos portugueses já tem por hábito consignar 0,5% da coleta a uma instituição de solidariedade. É uma opção sem custos adicionais para o contribuinte, uma vez que é o Estado que deixa de receber o valor que é direcionado à instituição escolhida. Para ajudar a APF só tem de preencher o quadro 11, campo 1101 do Modelo 3 (rosto) com o NIPC da APF – 500 989 575.

A APF é uma IPSS com Finalidade de Saúde, reconhecida também como ONGD e pessoa coletiva de utilidade pública sem fins lucrativos. Como tal, depende, em primeiro lugar, de contribuições voluntárias e do apoio de privados.

Os donativos, patrocínios e quotizações são as principais formas garantir a sustentabilidade da APF e a prossecução do seu trabalho regular e proativo junto das populações mais vulneráveis, um pouco por todo o país. Além disso, é o seu apoio que permite salvaguardar a idoneidade e independência da APF nas tomadas de posição em defesa dos Direitos Sexuais e Reprodutivos dos cidadãos e cidadãs.

A APF comemora 50 anos e serve esta data especial para fazer um balanço crítico dos enormes progressos alcançados nos campos da saúde e direitos sexuais e reprodutivos em Portugal, mas também é uma oportunidade para identificar novos problemas e necessidades, e trabalhar já o futuro por uma vivência plena da sexualidade e parentalidade. Todos juntos, e o seu apoio é fundamental, será mais fácil ultrapassar as barreiras ainda existentes.