Publicado em

Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos

A Comissão Europeia, em outubro de 2007, instituiu o dia 18 de outubro como o Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos, com o qual se pretende sensibilizar o público em geral e os governos europeus em particular, para a grave violação dos direitos humanos que constitui o crime de tráfico de seres humanos. O tráfico de seres humanos constitui um crime contra a Humanidade.

Mundialmente são transportadas inúmeras pessoas com o propósito da exploração, sendo que os Estados-membros da União Europeia são países de origem, trânsito e destino de vítimas de tráfico de seres humanos.

Parceiros da CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género no lançamento e divulgação da campanha de sensibilização para o fenómeno do tráfico de seres humanos. Esta campanha de âmbito nacional integra um vídeocartaz e folheto dirigidos à população em geral e pretende alertar para a importância da sinalização das vítmas de TSH.

Relativamente ao evento agendado para o dia 18 de Outubro em Lisboa, NOTA da CIG:
Tendo em conta que o país se encontra em fase de luto nacional até dia 20, informamos que a sessão de lançamento da Campanha Nacional Contra o Tráfico de Seres Humanos, se encontra cancelada.

EME NORTE

Parceiros da CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género no lançamento e divulgação da campanha de sensibilização para o fenómeno do tráfico de seres humanos. Esta campanha de âmbito nacional integra um vídeo, cartaz e folheto dirigidos à população em geral e pretende alertar para a importância da sinalização das vítmas de TSH.

EME CENTRO

Campanha contra o Tráfico de Seres Humanos em Pacotes de Açúcar, com 10 imagens e frases alusivas ao fenómeno. Os pacotes de açúcar são distribuídos pela Delta em território nacional, durante o mês de Outubro. Esta iniciativa enquadra-se no âmbito do Plano Anual de Atividades da Rede Regional do Centro de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos, cuja Comissão de Acompanhamento é presidida pela EME Centro.

Desenvolvimento de Sessões de Sensibilização e Informação no âmbito do Tráfico de Seres Humanos para Alunos do Ensino Profissional da Escola Profissional Beira Aguieira, em Penacova, a 17 de Outubro.

Nos dias 18 e 19 de Outubro realiza-se a Conferência Internacional de Comemoração do dia Europeu contra o TSH, por iniciativa da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Consulte  mais informações sobre o evento.

EME LISBOA

A Rede Regional de Lisboa e Vale do Tejo de Apoio e Proteção a Vítimas de TSH (RRL) vai reativar a Campanha RESERVADO – Em nome de uma vítima de tráfico de seres humanos. Esta é uma campanha on-line que pretende sensibilizar a população e apelar à sinalização de vítimas. As entidades integrantes da RRL vão convidar outras entidades parceiras a divulgar a Campanha Reservado através da partilha do vídeo nas páginas institucionais de Facebook, nos sites ou por email. Serão partilhadas novas fotografias alusivas à campanha na página oficial (ver https://www.facebook.com/campanhareservado/).

No anfiteatro do Instituto Superior de Ciências Educativas, em Odivelas, vai decorrer uma mesa-redonda subordinada ao tema Tráfico de Seres Humanos: Prevenir, Monitorizar, Proteger, com a presença de várias entidades: ACT, APAV, APF, PJ. Esta atividade decorrerá das 17h às 20h e é aberta à população em geral.

Está previsto ainda no dia 18, a EME Lisboa participar no programa Manhãs da TV durante 60 minutos na Kurikos TV sobre TSH.

EME ALENTEJO

A EME Alentejo irá realizar uma Campanha de Sensibilização/Informação, com o apoio da empresa TREVO – Transportes Rodoviários de Évora.

A empresa disponibilizou a sua frota de autocarros para a realização desta Campanha, onde iremos proceder à distribuição de materiais informativos junto dos/as utilizadores/as, alertando os/as mesmos/as para o fenómeno do TSH. Nesta iniciativa, irão também participar alguns/algumas dos/as representantes das entidades que integram a Rede Regional do Alentejo de Apoio e Proteção a Vítimas de TSH.

Divulgação de um cartaz de sensibilização para o fenómeno do TSH e alusivo ao Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos, que será distribuido pelas entidades pertencentes à Rede Regional do Alentejo de Apoio e Proteção a Vítimas de TSH e também junto dos seus parceiros.

EME ALGARVE

A EME Algarve irá assinalar este dia com uma exposição alusiva ao Tráfico de Seres Humanos no hall de entrada do Centro Distrital de Faro – Instituto da Segurança Social, de modo a sensibilizar todos os utentes deste serviço para a problemática em questão. A exposição estará patente durante uma semana, de 18 a 23 de outubro de 2017, e consistirá na exposição de imagens alusivas aos diferentes tipos de tráfico de seres humanos, informação sobre o trabalho das EME’s e os procedimentos que os cidadãos devem tomar caso se deparem com este crime público. Paralelamente, junto à emissão de senhas será emitido um vídeo de sensibilização sobre esta temática, tendo este resultado de uma parceria entre a EME Algarve e a ETIC Algarve.

Dinamização uma ação de sensibilização/informação dirigida aos técnicos e colaboradores afetos ao atendimento do serviço da segurança social enquadrada na semana do colaborador.