MIND THE GAP: Step Up for Gender Equality
CONTEXTUALIZAÇÃO
O projeto Mind the Gap pretende combater os estereótipos de género na educação em Portugal, Itália e Espanha – três países onde as práticas na educação ainda alimentam a desigualdade de género.
Tem por objetivo consciencializar o corpo profissional das escola e pessoas educadoras não formais, estudantes, crianças e pessoas encarregadas de educação sobre como o preconceito e os papéis de género impactam a educação, o trabalho e as escolhas de vida de raparigas e rapazes.
O projeto visa particularmente reduzir a influência dos papéis de género nas escolhas de raparigas e rapazes na educação, trabalho e vida, fortalecendo a capacidade de pessoas profissionais (e outras pessoas adultas) de identificar e abordar os estereótipos de género na educação, incluindo o próprio preconceito inconsciente.
A igualdade de género é também fortemente afetada pela pandemia de Covid19, o que está a exacerbar muitas questões, tais como: o desequilíbrio de responsabilidades de cuidados, o decréscimo de oportunidades económicas para as mulheres e o aumento nos casos de violência baseada em género.
O projeto fará uso de alguns dos materiais e abordagens testadas em sessões educacionais com crianças e jovens (dos 6-18 anos), no âmbito do Projeto Gender ABC – projeto desenvolvido e implementado pelas mesmas instituições durante 2018-2020. O projeto Mind the Gap sucede o projeto Gender ABC, focando-se agora na formação de pessoas adultas. Em particular, visa formar pessoas educadoras – atuais e futuras, formais e não-formais – para utilizar o material didático produzido por estes dois projetos (Gender ABC e Mind the Gap) de forma autónoma.
No âmbito do projeto Gender ABC foram desenvolvidos 18 módulos educacionais, 3 documentos de apoio (incluindo avaliação de risco) e 1 vídeo de animação, que são ferramentas para pessoas educadoras – nomeadamente, docentes, facilitadores e demais profissionais que trabalhem com crianças e adolescentes – que visem desenvolver consciência sobre as temáticas da igualdade de género e da violência de género.
Aceda aos materiais didáticos do projeto Gender ABC aqui.
No âmbito do projeto Mind the Gap foi produzido o “Guia para uma Educação Inclusiva de Género”, destinado a pessoas educadoras do ensino formal e não-formal – disponível aqui. Foi também reproduzido o Baralho de Cartas “Viver em Igualdade”, da autoria do Serviço Galego de Igualdade – disponível aqui.
LOCAL DE IMPLEMENTAÇÂO
• Europa (Portugal, Itália, Espanha, Bélgica)
ENTIDADES PARCEIRAS
• O projeto é coordenado pela AIDOS (Itália) e implementado em parceria com: Associação para Planeamento Familiar (Portugal); Médicos del Mundo (Espanha); e END FGM European Network (Bélgica).
OBJETIVOS
• O objetivo geral do projeto é:
Contribuir para combater os estereótipos de género na educação em Portugal, Itália e Espanha, reduzindo assim a influência das expectativas de género nas escolhas de meninas e meninos na educação, no trabalho e na vida.
• O objetivo específico do projeto é:
Fortalecer em profissionais de educação (e outras pessoas adultas em contato com crianças e jovens) a capacidade de identificar e abordar estereótipos de género na educação, incluindo o próprio preconceito inconsciente.
ATIVIDADES PRINCIPAIS
• Produção do “Guia para uma Educação Inclusiva de Género”.
• 70 ações de sensibilização e/ou formação de docentes e pessoas educadoras de sistemas não formais (i.e. pessoas formadoras, pessoas tutoras, pessoas que trabalham com crianças em desporto, acampamentos de verão, etc.) , estudantes da universidade e outros cursos de ensino superior da área de Educação.
• 26 reuniões de intercâmbio entre entidades parceiras, pessoas beneficiárias de formação, docentes, pessoas encarregadas de educação e crianças/ jovens.
• 6 eventos de sensibilização.
• Reunião final de intercâmbio e advocacy em Bruxelas.
PESSOAS BENEFICIÁRIAS DIRETAS
• 420 pessoas funcionárias educacionais/ docentes.
• 1200 estudantes da universidade e outros cursos de ensino superior.
• 375 profissionais/ pessoas educadoras de sistemas não formais.
• 270 crianças/ jovens e pessoas encarregadas de educação.
PERÍODO DE IMPLEMENTAÇÂO
• janeiro de 2021 / dezembro de 2022
CUSTO TOTAL (NOS 4 PAÍSES)
• 545.769,55 €
ENTIDADE CO-FINANCIADORA
• União Europeia (80%).
GUIAS PARA DOWNLOAD
FACTSHEET/RESUMO DO GUIA
Factsheet/ Resumo do Guia - Português