Projeto "Namorar à Janela (do mundo)"

 

Namorar à Janela (do mundo)

O Projeto "Namorar à Janela (do mundo)" é um projeto dirigido à população sénior do Casalinho da Ajuda, no contexto de pandemia Covid-19, com o objetivo de tratar os temas da sexualidade e afetividade positivas. Este projeto conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa (BIP/ZIP do Casalinho da Ajuda), e decorre de Outubro de 2020 a Outubro de 2021.

Objetivo Geral

A população sénior da Ajuda, com reduzidos acessos à tecnologia e competências digitais, no contexto de pandemia Covid-19, encontra-se em maior isolamento e em situação de maior fragilidade face à saúde mental e afetividade. Juntando à falta de acessos para a inclusão digital, torna-se necessário trabalhar as competências que o permitam – resolução de problemas, espírito critico, auto-estima e reconhecimento dos direitos das pessoas seniores.

Quando falamos de direitos das pessoas seniores, referimo-nos, neste caso, à vivência de uma afetividade e sexualidade positivas, que as instituições e a sociedade têm o dever de assegurar.

O “Namorar à Janela (do mundo)” procura contribuir para a inclusão digital das pessoas seniores da Ajuda, bem como para a desconstrução de preconceitos e mitos relativos à afetividade e sexualidade seniores, desafiando a sua infantilização, e respetiva capacitação dos profissionais neste sentido, para que os direitos das pessoas seniores sejam sempre assegurados.

Objetivos Específicos

  • Promover o conhecimento da população sénior na utilização e descodificação dos média, motivando a integração na sociedade digital através da valorização da vida afetiva e sexualidade – construindo e testando um programa educativo nesta área;
  • Capacitar a comunidade técnica, auxiliar e voluntária aumentando competências de Literacia para os Média (LM) e o desenvolvimento de práticas adequadas e respeitadoras dos direitos sexuais da população sénior, apoiando-os como multiplicadores de estratégias de envelhecimento ativo.
  • Criar uma plataforma online que contribua para a inclusão social e digital da população sénior e que seja geradora de uma melhor qualidade de vida e igualdade de oportunidades.

Atividades do Projeto

  1. Namorar à Janela com Histórias – organização de workshops de valorização do conhecimento das pessoas seniores e de capacitação para a utilização e codificação dos média para uma melhor experiência afetiva e da sexualidade;
  2. Ciclo de Formação – organização da formação da comunidade técnica, auxiliar e voluntária em Literacia para os Média e práticas respeitadoras dos direitos sexuais das pessoas séniores, apoiando-os como multiplicadores de estratégias de envelhecimento ativo.                                
  3. Inclusão Social & Digital Participada – esta atividade é implementada pela 4Change e pela APF (em articulação com Klapt Prod, Junta de Freguesia da Ajuda e Fundação LIGA), que organizarão a produção participada de materiais de inclusão digital e de formação técnica online (produção e edição de clips de vídeo e fotografia; e criação de uma plataforma digital para promover a disseminação do conhecimento sobre a utilização de diferentes metodologias, ferramentas e recursos a serem utilizados na abordagem das relações afetivas, sexualidade e os média.
  4. Campanha de Sensibilização – realização de uma campanha online com vista à valorização da população sénior e para promover a sensibilização das organizações e da população em geral para o tema.

População Destinatária

  • População sénior do Casalinho da Ajuda.
  • Profissionais e instituições que desenvolvem atividades com pessoas séniores no concelho de Lisboa, com ênfase para o território circundante da Ajuda.

Entidade Promotora:

  • 4Change

Entidades Parceiras

  • APF Lisboa, Tejo e Sado;
  • Klapt Prod;
  • Clube Sénior Fundação LIGA.

Área Geográfica de Intervenção

  • Casalinho da Ajuda