Conferência Internacional – 16 Nov 2022 – Inscrições
Conferência Final
Data: 16 de novembro de 2022
Horário: 14h-16h (hora de Portugal Continental)
Formato Híbrido: Presencial (Bruxelas) ou Online
A End FGM European Network e as entidades parceiras do Projeto Mind the Gap – APF (Portugal), Médicos Del Mundo (Espanha) e AIDOS (Itália) – realizam uma conferência internacional de advocacia (presencialmente em Bruxelas e online) no dia 16 de novembro de 2022 à tarde. O objetivo desta conferência é fazer um balanço do projeto de dois anos, que em dezembro será finalizado.
O evento intitulado "Promovendo a igualdade de género na sala de aula e além" apresentará o trabalho realizado no âmbito do projeto Mind the Gap e os resultados do projeto, contando com a participação de entidades parceiras, especialistas e pessoas decisoras de políticas.
Haverá interpretação ao vivo em inglês, português, espanhol e italiano.
INSCREVA-SE AQUI.
Aceda ao Press Release aqui.
Contextualização do Evento: Projeto Mind the Gap
O projeto Mind the Gap, cofinanciado pela União Europeia, pretende contribuir para o combate aos estereótipos de género na educação em Itália, Espanha e Portugal, sensibilizando profissionais da escola e outras pessoas educadoras não formais, estudantes do ensino superior, jovens, crianças e pessoas encarregadas de educação sobre como os preconceitos/papéis de género impactam a educação, o trabalho e as escolhas de vida de raparigas e rapazes.
O projeto visa particularmente reduzir a influência dos papéis de género nas escolhas de raparigas e rapazes na educação, trabalho e vida, fortalecendo a capacidade de profissionais e outras pessoas adultas de identificar e abordar estereótipos de género na educação, incluindo o próprio preconceito inconsciente.
O projeto é implementado em Portugal, Espanha e Itália, onde as práticas na educação ainda alimentam a desigualdade de género. Esses três países também estão a ser fortemente impactados pela pandemia de Covid19, que está a exacerbar muitos problemas de igualdade de género, nomeadamente: desequilíbrio de responsabilidades de cuidado, menos oportunidades económicas para as mulheres e aumento de casos de violência baseada em género.
O projeto utilizará alguns dos materiais e abordagens desenvolvidos e testados em sessões educativas com crianças ao longo do anterior projeto “Gender ABC”. O projeto Mind the Gap visa formar pessoas educadoras (atuais e futuras) para serem capazes de usar o material pedagógico – desenvolvido no âmbito dos projetos “Gender ABC” e “Mind the Gap” – de forma autónoma.
Atividades:
- Produção do Guia Mind the Gap para uma Educação Inclusiva de Género, destinado a pessoas educadoras de sistemas formais e não formais;
- Edição do baralho de cartas “Viver em Igualdade”, destinado a crianças dos 3-9 anos de idade;
- Formação de pessoal escolar/docentes, pessoas educadoras de sistemas não formais (que trabalham com crianças e jovens em contextos desportivos, colónias de férias, atividades de tempos livres, formações, etc.) e estudantes do ensino superior;
- Encontros de intercâmbio entre entidades parceiras, pessoas beneficiárias da formação Mind the Gap, docentes, pessoas encarregadas de educação e jovens;
- Eventos de sensibilização;
- Evento de advocacia em Bruxelas.
Período: janeiro de 2021 a dezembro de 2022
Resumo do Guia Mind the Gap: Factsheet