Mind the Gap - Guia para uma Educação Inclusiva de Género - Recursos disponíveis para download

Para marcar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, a APF lança um Guia para trabalhar estereótipos de género na educação: “Mind The Gap – Guia para uma Educação Inclusiva de Género”, destinado a docentes e pessoas educadoras não-formais. Em paralelo, disseminamos o Baralho de Cartas “Viver em Igualdade”, destinado a crianças.

 

A violência de género é um fenómeno arraigado e estrutural nas nossas sociedades e, na sua base, estão os estereótipos de género.

 

A linguagem, as imagens, as expressões quotidianas difundidas na nossa sociedade acompanham-nos desde a infância, condicionam as nossas vidas e determinam as escolhas para o futuro. Muitas vezes os estereótipos de género disseminam-se e replicam-se até mesmo no campo educacional, de forma inconsciente, construindo papéis rígidos que afetam meninos e meninas. Acreditamos que a escola é fulcral e que tem a possibilidade de ser um espaço de mudança.

 

Por isso, em conjunto com outras associações de diversos países europeus, decidimos colaborar com quem trabalha na área da educação formal e não-formal: o primeiro passo é disseminar o Guia que hoje lançamos; e para continuarmos a trabalhar em conjunto organizamos workshops de sensibilização e cursos de formação.

 

O Guia, produzido no âmbito do projeto europeu com o mesmo nome, Mind the Gap, pretende ser uma introdução ao assunto e uma ferramenta de apoio concreta a todas as pessoas que trabalham nas escolas a todos os níveis.

A escola é central na prevenção de todas as formas de discriminação e violência, para a construção de um mundo mais acolhedor, justo e livre. De igual modo, este Guia e o Baralho de Cartas “Viver em Igualdade” também se destina a todas as pessoas que trabalham no domínio da educação não-formal, com crianças e jovens.

 

Para uma reflexão mais profunda, poderá inscrever-se nos workshops e cursos de formação Mind the Gap, sobre estereótipos de género, a decorrer até 2022 – inscrições brevemente disponíveis online!

Aceda ao Guia destinado a Pessoas Educadoras (Formais e Não-Formais) – aqui – e ao Baralho de Cartas destinado a crianças – aqui.

Poderá obter exemplares gratuitos dos materiais Mind the Gap na Delegação de Lisboa, Tejo e Sado e na  Loja Online.