18 de Outubro - Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos (TSH)


No dia 18 de outubro, celebra-se o Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos (TSH), instituído pela União Europeia em 2007.


O Tráfico de Seres Humanos é uma das formas mais graves de violação dos Direitos Humanos. Trata-se de um fenómeno à escala mundial, inserido numa realidade complexa e que afeta milhões de pessoas de todo o mundo.


A APF - Associação para o Planeamento da Família continua a desenvolver um trabalho de intervenção junto das vítimas deste crime, através das nossas Equipas Multidisciplinares Especializadas de Assistência a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos (EME).
A EME do Algarve dinamiza a Rede Regional do Algarve de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos (RRAAPVTSH), composta por entidades Governamentais e Não-Governamentais da região do Algarve, com o objetivo de prevenir, proteger e (re)integrar as vítimas de Tráfico de Seres Humanos através da cooperação, da partilha de informação e de uma intervenção conjunta.


A Rede Regional do Algarve de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos (RRAAPVTSH) foi constituída formalmente a 27 de setembro de 2016, sendo atualmente composta por 50 entidades.


A sua principal área de atuação é a região do Algarve, preconizando uma intervenção em rede que integre e articule as componentes de combate ao TSH e de apoio às suas vítimas.


Assinalando esta data, temos todo o gosto em partilhar convosco os cartazes que referem os possíveis sinais de uma vítima de Tráfico de Seres Humanos, em nove línguas diferentes.