Clique para visualizar o site em Português
Click to view this site in English

Sexta-Feira, 24 de Maio de 2013

Pesquisar
Imprimir este artigo Envie por e-mail

"Todas as pessoas têm o direito de estar livres do medo, vergonha, culpa, falsas crenças ou mitos ou outros factores que inibam ou prejudiquem o seu relacionamento sexual ou resposta sexual" in Carta dos Direitos Sexuais e Reprodutivos

Todos os seres humanos são, do ponto de vista biológico, seres sexuados. A sexualidade, porém, vai muito além da anatomia ou fisiologia. A resposta sexual de cada um depende também da identidade e orientação sexual, da personalidade e dos pensamentos, dos sentimentos e das relações que estabelecemos.

A sexualidade tem, assim, muitas dimensões e múltiplas funções. Ao longo dos anos, a nossa sexualidade ou o modo como a vivemos vai sendo diferente. A sexualidade integra o conhecimento, as atitudes, os valores ou os comportamentos sexuais dos indivíduos. A expressão da sexualidade é influenciada por factores de natureza ética, espiritual, cultural e moral.

É importante que as experiências e vivências da sexualidade sejam sempre fontes de bem-estar para nós e para os outros com quem as partilhamos.

 

  • POSC - Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento
  • IPPF - International Planned Parenthood Federation
  • Policy areas - Non-discrimination & diversity
  • Plug & Play - Soluções Multimédia
  • Símbolo de Acessibilidade à Web[D]
Logotipo da APF Imagem de cabeçalho da APF