Grupo de Jovens

 

 

Os Grupos de Jovens APF destinam-se a jovens entre os 15 e os 25 anos com interesse na área da Saúde Sexual e Reprodutiva (SSR) e que querem ter uma participação e voz realmente ativa. Cada delegação APF (Madeira, Algarve, Alentejo, Lisboa e Vale do Tejo, Centro e Norte) tem um Grupo de Jovens no qual te podes inscrever através do formulário único aqui.

 

O que significa ser voluntário/a jovem na APF?

São jovens com interesse na área da Saúde Sexual e Reprodutiva, que de forma livre, desinteressada e responsável comprometem-se a realizar ações de voluntariado no âmbito da missão, objetivos e atividades desenvolvidas pela APF, de acordo com as suas aptidões, interesses e tempo livre.

                 

Atividades

A APF fomenta nos Grupos de Jovens APF a criatividade e autonomia, pelo que os/as jovens escolhem as temáticas que gostariam de trabalhar com base nas suas áreas da SSR de maior interesse. No Grupo de Jovens APF podes fazer várias atividades, como por exemplo:

  • Ações de rua (campanhas de sensibilização, distribuição de contracetivos, participação em mobilizações públicas, participar na intervenção de rastreios de VIH e outras IST, entre outras);
  • Produção de conteúdos (vídeos, folhetos, flyers, campanhas…);
  • Apoio e organização de eventos (workshops, tertúlias, colóquios, secretariado e assistência a conferências, seminários, jornadas e outros eventos);
  • Ações de formação e reflexão (participação em encontros e grupos temáticos, tomadas de posição e debates);
  • Integrar as direções regionais e nacional.

Além destas atividades, na APF estamos sempre disponíveis para ouvir outras ideias e sugestões que os/as jovens tenham. A criatividade é sempre bem-vinda!

 

Qual é a visão do voluntariado jovem na Associação para o Planeamento da Família?

Na APF acreditamos que a participação dos/as jovens é fundamental! Todos/as juntos/as queremos tornar os Grupos de Jovens APF cada vez mais uma rede estabelecida, funcional, reconhecida e inclusiva.

Acreditamos que os/as jovens são capazes de reinvindicar a sua Saúde Sexual e Reprodutiva, e por isso queremos alcançar cada vez mais jovens, para que se façam ouvir e tenham a capacidade de defender e promover os seus Direitos Sexuais e Reprodutivos assim como educar os seus pares!

A nossa abordagem com os Grupos de Jovens baseia-se na YCA (Youth Centered Aproach) - Intervenção centrada nos/as jovens.

                 

 

O que é a Intervenção centrada nos/as jovens na APF?

Na APF consideramos os/as jovens nossos/as parceiros/as de intervenção. Isto significa que podem partilhar e sugerir ideias, participar ativamente nos grupos de jovens, fazer parte do órgão máximo de decisão da APF – Direção Nacional – tendo a oportunidade única de defenderem e representarem os/as jovens!

Na APF todos/as os/as jovens têm voz, têm o direito (e o dever) de participar, dar opiniões, de não concordar e de propôr novas abordagens. A APF:

  • Coloca os/as jovens no centro da sua ação e reconhece-os/as como pessoas livres de usufruir os seus Direitos;
  • Promove parcerias entre os/as jovens e adultos/as, facilitando o acesso dos/as jovens aos seus Direitos;
  • Garante que todos os membros, funcionários/as e voluntários/as têm uma voz igual e respeitada na tomada de decisões e ações.

Há também a oportunidade dos/as jovens participarem no Encontro de Jovens APF que se realiza anualmente com a presença de todos os Grupos de Jovens APF com o objetivo dos/as jovens contactarem entre si, partilharem experiências e atividades.

                 

Recursos


Regulamento Grupo de Jovens APF

Plano de Atividades Regional Grupo de Jovens APF Algarve

Plano de Atividades Regional Grupo de Jovens APF Norte

Plano de Atividades Regional Grupo de Jovens APF Centro

Plano de Atividades Regional Grupo de Jovens APF Madeira

Plano de Atividades Regional Grupo de Jovens APF Alentejo

 

Para saberes mais informações contacta-nos através de jovensapf@apf.pt ou das redes sociais APF.