GLOSSÁRIO - Mainstreaming de género

A abordagem integrada da igualdade de género (mainstreaming de género) consiste na (re)organização, na melhoria, no desenvolvimento e na avaliação dos processos de implementação de políticas, por forma a que a perspectiva da igualdade de género seja incorporada em todas as políticas, a todos os níveis e em todas as fases, pelos atores geralmente implicados na decisão política". (Definição do Conselho da Europa. In A abordagem integrada da igualdade de género "mainstreaming". 

Fonte: Relatório Final de Atividades do Grupo de Especialistas para uma Abordagem Integrada da Igualdade (1999 Agenda Global N.º 3. Lisboa: Edição Conselho da Europa, CIDM, Gabinete da Ministra para a Igualdade, Presidência do Conselho de Ministros. Pp. 25)

Integração sistemática, em todas as políticas, das situações, prioridades e necessidades de homens e de mulheres, com o objectivo de promover a igualdade entre eles e mobilizar explicitamente o conjunto das políticas e ações globais para a igualdade, através da consideração ativa e aberta, num estádio de planeamento, dos seus efeitos nas situações respectivas de homens e de mulheres nas fases de implementação, controlo e avaliação. 

Fonte: Comunicação da Comissão COM (96) 67 final de 21.02.1996, citada em Comissão Europeia (s/d) "A Igualdade em 100 Palavras" Glossário de termos sobre igualdade entre homens e mulheres. Comissão Europeia

Mainstreaming é a integração sistemática da igualdade de género em todos os sistemas e estruturas, políticas, programas, processos e projetos, em formas de ver e de fazer, nas culturas e nas suas organizações.

Fonte: REES, T. (1998) "Mainstreaming equality in the European Union". London: Routledge. Citada em REES, T. e PARKEN, A. (s/d) An introduction to gender mainstreaming: understanding the concepts and tools. Produzido para Equal Opportunities Comission. Reino Unido