EME TSH Alentejo | Associação para o Planeamento da Família

EME TSH Alentejo

A EME TSH Alentejo é uma Equipa Multidisciplinar para a Assistência a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos com actuação em toda a região Alentejo.  Tem como principal objectivo garantir a qualidade de vida, a segurança e aumentar a autonomia de pessoas vítimas de tráfico de seres humanos, reduzindo as discriminações associadas, nomeadamente, à violência de género. Pretende-se empoderar vítimas face às vulnerabilidades sentidas, promovendo igualdade de oportunidades e inclusão social.

A equipa possui uma linha telefónica de emergência, disponível 24 horas, através da qual é possível realizar uma denúncia de uma possível situação de Tráfico de Seres Humanos (TSH).

Após este contacto, a equipa presta assistência a potenciais vítimas de TSH através da articulação com os vários parceiros e assegura o encaminhamento para estruturas formais de apoio ou articula com entidades parceiras de forma a garantir o retorno assistido, caso as potenciais vítimas assim o desejem.

A EME TSH Alentejo presta ainda apoio técnico aos agentes diretamente envolvidos no combate ao TSH e dinamiza ações de sensibilização e informação para diferentes públicos-alvo. 

Por fim, a EME TSH Alentejo é ainda responsável pela dinamização da Rede Regional de Apoio e Proteção a Vítimas de TSH, composta pelas Entidades Governamentais e Não-Governamentais da Região Alentejo, com intervenção direta ou indireta sobre o fenómeno do TSH.