Objetivos e temas Pré-Escolar

Ao longo da frequência do ensino Pré – Escolar é desejável que as crianças possam:

Aumentar e consolidar os conhecimentos sobre:

  • As principais componentes do corpo humano e da sua originalidade em cada sexo
  • Os papéis sexuais e das necessárias excepções
  • Os mecanismos básicos da reprodução humana, compreendendo os elementos essenciais acerca da concepção, da gravidez e do parto;
  • Os cuidados necessários ao recém-nascido
  • As diferentes relações de parentesco e de tipos de família
  • A adequação das várias formas de contacto físico nos diferentes contextos de sociabilidade

Desenvolver  atitudes de:

  • Aceitação das diferentes partes do corpo e da imagem corporal
  • Aceitação da sua identidade sexual
  • Relativização dos papéis de género
  • Valorização das relações afectivas com a família e com os amigos
  • Valorização das relações de cooperação e interajuda
  • Aceitação dos direitos dos outros em decidir sobre o seu próprio corpo

Desenvolver competências para:

  • Expressar opiniões e sentimentos pessoais
  • Comunicar acerca de temas relacionados com a sexualidade
  • Cuidar, de modo tendencialmente autónomo, da higiene do seu corpo
  • Actuar de modo (crescentemente) assertivo nas diversas interacções sociais, envolvendo familiares, amigos, educadores, colegas e desconhecidos
  • Adequar as várias formas de contacto físico aos diferentes contextos de sociabilidade
  • Procurar ajuda em situações em que se sinta injustiçada, abusado ou em perigo (com aplicabilidade para as situações de abuso, mas devendo ser abordado de modo amplo).

(Adaptado a partir dos objectivos definidos para as crianças do 1º Ciclo do EB em Ministérios da Educação e da Saúde e Associação para o Planeamento da Saúde (2000) Educação Sexual em Meio Escolar – Linhas Orientadoras, Lisboa, Ministérios da Educação e da Saúde. pp. 67-9)