Projeto REPLACE II

REPLACE II é um projecto financiado pela Comissão Europeia, realizado em parceria com seis países europeus: Portugal (APF), Inglaterra (Universidade de Coventry e a FORWARD do Reino Unido), Países Baixos (FSAN), Itália (CESIE), Espanha (Gabinet) e Bélgica (Universidade de Ghent), que visa a mudança social para a Eliminação da Mutilação Genital Feminina (MGF).

REPLACE II tem como objectivo o aumento e melhoria do bem-estar de mulheres, raparigas, meninas e famílias afectadas pela prática da Mutilação Genital Feminina, através do trabalho directo com comunidades praticantes na União Europeia.   

REPLACE II combina a metodologia Investigação-Ação Participada com base na comunidade (community based action research - CBAR), com o envolvimento de comunidades praticantes com base no desenvolvimento e aplicação do quadro Teórico de Mudança de Comportamento.

Através da compreensão do processo de manutenção da MGF, e aplicação dos resultados obtidos, o REPLACE II é uma abordagem considerada de boa prática no delineamento de programas, acções de intervenção e estratégias nas comunidades praticantes de MGF, tendo como base a Teoria Individual de Mudança de Comportamento.

REPLACE II foi seleccionado entre centenas de candidaturas, uma vez que apresenta uma abordagem considerada inovadora no que respeita à eliminação da Mutilação Genital Feminina, sendo uma continuidade do projecto inicial, REPLACE I, concluído com sucesso em 2011.  

Para mais informações aceda ao website do REPLACE II.

Aceda ao Toolkit REPLACE.