Curso: Mais Família, Mais Jovem - Cantanhede

Cantanhede - APF Centro15 Dezembro 2016

Curso Breve de Educação Parental

Destinatários: Psicólogos, professores/ educadores de infância, educadores sociais, médicos, enfermeiros e outros profissionais de intervenção socioeducativa com famílias.

Participantes - Máximo de 20 │ Mínimo de 15

Datas: 15 e 16 de Dezembro 2016

Local: Cantanhede

Horário: 09h30 – 13h; 14h-16h30

Carga horária: 18h

Objetivo:

É objetivo deste curso sensibilizar diferentes profissionais que trabalham com famílias (assistentes sociais; educadores sociais; professores; coordenadores de equipas de profissionais; entre outros) para a especificidade das intervenções denominadas Educação Parental, desenvolvendo competências ao nível da divulgação, implementação e avaliação, nomeadamente com o Programa “+Família +Jovem” destinado a grupos de pais de crianças/jovens entre os 10 e os 16 anos, para desenvolver nos contextos da comunidade em que os pais se movem. Este programa organiza-se em torno de situações problemáticas que desafiam as estratégias educativas parentais: “estudar”; “ajudar nas tarefas em casa” “saídas à noite” “conflitos com a madrasta/padrasto” “conflitos entre irmãos” “melhorar o aproveitamento escolar” “amigos que são uma má influência?” “aumentar a obediência aos pais” “falar educadamente com os pais”.

Programa:

  • Sessão 1 - Conceitos, estratégias e programas de Educação Parental
  • Sessão 2 - O Programa “+Família +Jovem”
  • Sessão 3 - Implementação e avaliação do Programa “+Família +Jovem” com grupos de pais

Metodologia:

  • Exposições teórico-práticas
  • Dramatizações de estratégias de Educação Parental
  • Visionamento de vídeos seguidos de reflexão

Formadoras:

Andreia Azevedo e Tatiana C. Homem (Doutoradas em Psicologia Clínica pela FPCEUC; Psicólogas Clínicas no Psikontacto /Coimbra; Líderes de Grupos de Pais e Supervisoras certificadas no programa Incredible Years; Fundadoras da Associação Pais como Nós).
Sob a coordenação da Professora Doutora Maria Filomena Gaspar, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

Certificação:

A APF é uma entidade formadora acreditada pela DGERT – Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho. Os participantes que obtiverem aproveitamento terão direito a um certificado.

Preços e Condições de Pagamento:

  • Inscrição de sócios – 135€
  • Outras inscrições – 160€

Inscrições

apfcentro@sapo.pt (enviar nome completo, email, contacto telefónico, comprovativo do pagamento e NIF)
NIB – 0033 0000 0000 535561355

APF Centro – Rua Palácio da Justiça nº 5 - 1º andar - Fração J - 3060-208 Cantanhede
TLF - 912955184