Clique para visualizar o site em Português
Click to view this site in English

Sexta-Feira, 30 de Julho de 2010

Pesquisar
Imprimir este artigo Envie por e-mail

Dados e Factos sobre o VIH/SIDA em Portugal e no Mundo

Desde 1981, mais de 25 milhões de pessoas morreram de SIDA em todo o mundo. Só no continente africano mais de 11 milhões de crianças ficaram orfãs devido à epidemia.

Em Portugal, são cerca de 14 mil o número de pessoas doentes de SIDA, num total de 32.491 mil casos de infecção que se registaram desde 1983.

Saiba mais sobre:

 

 

DADOS GLOBAIS

 

Os últimos dados mundiais foram publlicados pela UNAIDS, agência das Nações Unidas para o VIH/SIDA, em Agosto de 2008 e reportam-se ao ano de 2007. O quadro que apresentamos sintetizam as estimativas mais representativas desta epidemia. Consultar o relatório da UNAIDS (inglês).

Estimativas globais (Fonte: UNAIDS)

2007 Estimativa
Número de pessoas que vivem com VIH/SIDA  33.0 milhões
Número de adultos que vivem com VIH/SIDA 30.8 milhões
Número de mulheres que vivem com VIH/SIDA 15.5 milhões
Número de crianças que vivem com VIH/SIDA  2.0 milhões
Número de novos casos registados  2.7 milhões
Número de novos casos em crianças 0.37 milhões
Número de mortes por SIDA  2.0 milhões
Número de crianças que morreram de SIDA 0.27 milhões 

 

Topo 

DADOS NACIONAIS

Apresenta-se aqui um extracto dos dados publicados no relatório Infecção VIH/SIDA: situação em Portugal  de 2007, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge:

"A 31 de Dezembro de 2007, encontravam-se notificados 32 491 casos de infecção VIH /SIDA nos diferentes estadios de infecção. A análise, segundo os principais aspectos epidemiológicos, clínicos e virológicos é apresentada, neste documento, separadamente, para cada estadio da infecção, por corresponder a situações distintas.

Como elemento comum a todos os estadios, verifica-se que o maior número de casos notificados (“casos acumulados”) corresponde a infecção em indivíduos referindo consumo de drogas por via endovenosa ou “toxicodependentes”, constituindo 43,9% (14 252 / 32 491) de todas as notificações, reflectindo a tendência inicial da epidemia no País.

O número de casos associados à infecção por transmissão sexual (heterossexual) representa o segundo grupo com 38,8% dos registos e a transmissão sexual (homossexual masculina) apresenta 12,0% dos casos; as restantes formas de transmissão correspondem a 5,3% do total.

Os casos notificados de infecção VIH/SIDA, que referem como forma provável de infecção a transmissão sexual (heterossexual), apresentam uma tendência evolutiva crescente. No segundo semestre de 2007, a categoria de transmissão “heterossexual” regista 57,2% dos casos notificados (PA, Sintomáticos não-SIDA e SIDA).


O total acumulado de casos de SIDA em 31 de Dezembro de 2007, era de 14 195, dos quais 463 causados pelo vírus VIH2 e 189 casos que referem infecção associada aos vírus VIH1 e VIH2. Em 84 casos de SIDA, o tipo de vírus da imunodeficiência humana ainda não nos foi comunicado, obedecendo no entanto estes casos aos critérios de classificação."

Consultar relatório na íntegra

Topo
 

  • POSC - Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento
  • IPPF - International Planned Parenthood Federation
  • Policy areas - Non-discrimination & diversity
  • Plug & Play - Soluções Multimédia
  • Símbolo de Acessibilidade à Web[D]
Logotipo da APF Imagem de cabeçalho da APF