Clique para visualizar o site em Português
Click to view this site in English

Terça-Feira, 02 de Setembro de 2014

Pesquisar
Imprimir este artigo Envie por e-mail

O que é o Planeamento Familiar

O Planeamento Familiar (PF) é uma componente fundamental na prestação de cuidados na área da Saúde Sexual e Reprodutiva, tendo como principal objectivo o apoio e acompanhamento de mulheres e homens no planeamento do nascimento dos seus filhos, sobretudo através do aconselhamento e contracepção. Para além destas vertentes o PF deve:

Em Portugal, todos os centros de saúde devem garantir consultas de Planeamento Familiar e dispor de equipas multiprofissionais para o esclarecimento das dúvidas e questões no domínio da saúde sexual e reprodutiva.
 
A decisão, de ter ou não filhos e de escolher o momento, é um direito que assiste a todos os indivíduos ou famílias e é essencial ao bem-estar social.
 
Factores de natureza diversa influenciam os comportamentos sexuais, exigindo-se aos agentes políticos medidas que contribuam para a saúde sexual e reprodutiva das comunidades.
 
Todos os indivíduos devem poder ter acesso à informação que lhes permita decidir em consciência sobre o método contraceptivo mais adequado. Neste contexto, devem existir serviços com pessoal técnico devidamente habilitado para o aconselhamento e os meios materiais necessários para o fazer com a qualidade necessária.
  • POSC - Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento
  • IPPF - International Planned Parenthood Federation
  • Policy areas - Non-discrimination & diversity
  • Plug & Play - Soluções Multimédia
  • Símbolo de Acessibilidade à Web[D]
Logotipo da APF Imagem de cabeçalho da APF